Passeios em Porto Alegre

Porto Alegre é um convite às atividades ao ar livre, passeios culturais diversos e um excelente circuito gastronômico pronto para satisfazer os mais exigentes paladares. Contemplar o belo pôr do sol na orla do Guaíba, passear sem pressa pelo Centro Histórico, caminhar aos domingos pelo Brique da Redenção e saborear um autêntico churrasco gaúcho são alguns dos clássicos e atrações da capital dos gaúchos. Museus, parques, prédios históricos, bares e restaurantes, além do clássico Gre-Nal, fazem da multicultural cidade uma mistura única de tradições e contemporaneidade. Porto Alegre é demais!


Parques em Porto Alegre
Entre as atrações mais concorridas, os parques da cidade lotam aos finais de semana. O famoso Parque Farroupilha, ou Redenção, no também tradicional bairro Bom Fim, tem pedalinho, parque de diversões para as crianças, cerca de 10 mil espécies de árvores, além da clássica feira livre que acontece aos sábados e domingos, o Brique da Redenção. O Parque Marinha do Brasil é o favorito dos porto-alegrenses para atividades físicas. O parque tem quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo, ciclismo e um visual incrível da orla do Guaíba. E para completar o roteiro, você precisa conhecer o lindo Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão, com seus lagos e trilhas, perfeitos para caminhadas e para escapar da agitação durante a semana.


Mercado Público de Porto Alegre
Um dos principais cartões postais da cidade, o Mercado Público carrega parte das memórias de Porto Alegre. Inaugurado em 1869, o prédio faz parte do Patrimônio Histórico da capital Farroupilha, e é, até hoje, um dos mais importantes centros de compras e atração turística local. Bancas e lojas, algumas com mais de 100 anos, oferecem produtos artesanais regionais fresquinhos e artigos tradicionais como cuias e erva-mate. Um lugar incrível para comprar sua lembrancinha e levar um pedacinho do Rio Grande do Sul com você.


Museus de Porto Alegre
São muitos os museus em Porto Alegre, para alegria dos apreciadores de arte. No Centro Histórico, destacamos a Casa de Cultura Mário Quintana, antigo Hotel Majestic e residência do poeta Mário Quintana, atualmente um pungente centro cultural. Pertinho dali, também estão os museus Santander Cultural e o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), com exposições, mostras de cinemas, shows e outros eventos. Outra opção é visitar a bela Fundação Iberê Camargo à beira do Lago Guaíba. O museu tem um acervo de aproximadamente cinco mil peças do famoso pintor gaúcho Iberê Camargo, além de receber exposições temporárias de arte contemporânea de outros artistas.

Onde ficar em Porto Alegre

Moinhos de Vento – gastronomia e compras em grande estilo. O charmoso bairro Moinhos de Vento é excelente para conhecer ótimos restaurantes, bares e baladas, além de fazer compras pela famosa Rua Padre Chagas, ou Calçada da Fama.

Cidade Baixa – pub's e casas noturnas dão vida à noite porto-alegrense. A Cidade Baixa é onde a noite acontece em Porto Alegre. Ruas lotadas de jovens dividem espaço com restaurantes e casas noturnas, em um clássico da boemia porto-alegrense.

São João e São Geraldo ( 4º Distrito) – aeroporto, hotéis e serviços com muita praticidade. Os bairros São João e São Geraldo são ótimas opções para quem visita à cidade a negócios. Região que se conectam rapidamente com os demais bairros e zonas de Porto Alegre, com grande oferta de serviços como shopping's, restaurantes e agora uma grande oferta de bares e casas noturnas.

Bela Vista - Bairro nobre da cidade, onde fica localizado o Consulado Americano e o clube Sogipa – Sociedade Ginástica Porto Alegre, clube com tradição na formação de atletas nas mais diversas modalidades, e dos shoppings Iguatemi e Bourbon Country. Entre as atrações da cidade, nas proximidades está o monumento do Laçador, símbolo do típico gaúcho pilchado, e do Parque da Encol, e seus espaços para caminhada e passeios de bicicleta, além das amplas áreas gramadas, que convidam a conhecer os prazeres da roda de chimarrão. 

Conheça a capital gaúcha

A capital do Rio Grande do Sul é reconhecida pelas áreas verdes e gastronomia variada, indo muito além do famoso churrasco. Atrações culturais não faltam, especialmente nos arredores da Praça da Alfândega, onde estão o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Centro Cultural Erico Verissimo.

Para conhecer os gaúchos e seu hábito mais cotidiano, o chimarrão, nada como um passeio pelo Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção, onde as rodas de conversa se formam naturalmente.

A grande oferta de restaurantes, lojas e shoppings anda junto com a agitada vida noturna, principalmente nas ruas do Bairro Moinhos de Vento Padre Chagas e Fernando Gomes, além da Cidade Baixa, cujos bares descolados mostram um pouco da Porto Alegre alternativa.

Nos últimos anos, Porto Alegre tem se notabilizado como um polo do turismo de negócios, com uma estrutura muito bem preparada para atender esse segmento de alto poder aquisitivo.

Master Te Leva

Conheça os bairros de Porto Alegre junto com a Master

Quer conhecer Porto Alegre mais de perto? Te levamos para dentro dos principais bairros da cidade! Confira dicas de restaurantes, bares, passeios, parques e muito mais.

Quarto Distrito

Bela Vista

Cidade Baixa

Centro Histórico

Moinhos de Vento

< Voltar
Avançar >